Como fazer uma comédia romântica de sucesso em alguns passos fáceis

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que eu gosto de comédias românticas. O que pretendo escrever a seguir é apenas uma crítica bem-humorada à falta de originalidade dos filmes desse gênero hoje em dia. Não leve a vida tão a sério!

Você quer fazer um blockbuster hollywoodiano, talvez não digno de Oscar, mas digno de vários “awwns” de adolescentes e mulheres desiludidas pelo mundo afora? E quer ganhar muita grana com isso? Então você veio ao lugar certo! Mas cuidado: você vai precisar de um belo de um empréstimo bancário!
Em primeiro lugar, arranje atores de grande apelo juvenil, em sua maioria ou muito bem apessoados ou engraçados. Como exemplos, Ashton Kutcher (ouvi dizer que ele adora esse gênero), Justin Timberlake, Adam Sandler, Hugh Grant (é outro que eu ouvi dizer que adora filmes assim). Se conseguir atrizes também, melhor ainda!
Segundo, arranje uma locação agradável! Praias, cidades românticas (Paris, por exemplo) ou cidades muito turbulentas (como Nova York) são bem-vindas! O terceiro tipo praticamente tem seu roteiro junto! Não precisa gastar muito com isso, use casas de conhecidos seus (sem mostrar a vista) e alguns pontos turísticos!
Ótimo! O próximo passo é arranjar um amigo que entenda minimamente de cinema! Dependendo do caso, até um que entende de teatro serve. Isso vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas nada que a sua vasta lista de contatos não resolva! Ele vai ser seu diretor, coordenar a posição das câmeras e a atuação. Mas não se preocupe tanto assim, afinal, você vai pagar uma bela grana pra esses atores, e convenhamos, eles já têm experiência no ramo.
Agora falta o roteiro! E aí é que vem a grande sacada: não precisa ser um grande escritor, nem ser muito criativo para escrever um roteiro de uma comédia romântica! Aqui vão algumas idéias de roteiro, aos quais você pode acrescentar as suas piadinhas e toques especiais. Ah, e lembre-se de definir bem a faixa etária do seu filme! A partir de 14 anos, adicione piadinhas de teor sexual. Quanto maior a faixa etária, mais pesado pode ser o conteúdo dessas, e mais delas podem ser inseridas.
1- O filme conta a história de dois amigos que passam boa parte do filme sofrendo de desilusão amorosa, tendo vários casos diferentes e/ou tentando reatar uma relação amorosa que deu errado. O casal de amigos divide as experiências e consola um ao outro até que eles finalmente descobrem que o verdadeiro amor estava bem ali, ao lado.
Para se inspirar: Idas e Vindas do Amor, Esposa de Mentirinha, Amor à Segunda Vista e outros.
2- O filme conta a história de dois amigos que, vindos de uma desilusão amorosa, resolvem estabelecer uma relação de apenas sexo, sem qualquer sentimento envolvido. Ao fim do filme, eles descobrem que acabaram se apaixonando um pelo outro.
Para se inspirar: Amizade Colorida, Sexo Sem Compromisso e outros.
3- O filme conta a história de dois grandes amigos, e em algum ponto da história, um dos dois amigos anuncia que irá se casar. De repente, como que numa epifania, a outra parte envolvida na amizade descobre que aquele(a) amigo(a) era na verdade o grande amor da vida dele(a). O final geralmente resulta no desmancho do noivado, e o casal de amigos termina junto.
Para se inspirar: O melhor amigo da noiva e outros. Cuidado: “O casamento do meu melhor amigo” tem um final diferente e mais original!
4- O filme conta a história de duas pessoas que se odeiam, mas são obrigados a passar um longo tempo juntos e acabam se apaixonando um pelo outro.
Para se inspirar: A Proposta, Jogo de Amor em Las Vegas e outros.

Aprendeu? Divirta-se! E me manda o filme depois, mas coloque créditos, tá?!

P.S.: em nenhum momento eu disse que todas as comédias românticas são assim. Por exemplo, “Como perder um homem em 10 dias”, “Um lugar chamado Notting Hill ou “Uma Linda Mulher”.

9 comentários sobre “Como fazer uma comédia romântica de sucesso em alguns passos fáceis

  1. Aaaah, Luh! Como esses posts de humor me fazem rir *-* hahahahah Mas sabe, apesar do óbvio, eu adoooooooooooro esses filmes. (Dos citados, achei engraçado e fofo Sexo Sem Compromisso, Amizade Colorida, Como Perder Um Homem em 10 Dias, A Proposta).
    Tô assistindo agora mesmo ‘O Noivo da Minha Melhor Amiga’, mas não terminei e tô ansiosa pra saber o final, apesar de já imaginar.. Enfim, esse tipo de filme é previsível na maioria dos casos e ainda assim consegue arrancar uns suspiros, né? hahaha Post ótiiiimo, parabéns Luh! Beiiiijo =*

    • Sim, e eu também acabo rindo demais com alguns desses, por exemplo, A Proposta ou Esposa de Mentirinha.
      Gostei demais dos que citei (menos “O Melhor Amigo da Noiva”, porque na verdade eu não assisti), mas convenhamos que é tudo muito parecido, né?!

  2. Ri muito com o seu post Luh, você é um gênio!
    Eu não sou muito de assistir filmes, não tenho paciência, mas se for pra assistir eu passo bem longe de comédia romântica. Os únicos desse gênero que eu assisti e gostei foi O amor não tira férias, Como se fosse a primeira vez e De repente 30, mas no geral eu prefiro suspense, ação, drama e tal.

    Fora isso eu gostei muito do seu texto, muito bem escrito. Parabéns!
    Beijo =*

    • Como Se Fosse A Primeira Vez é LIIIIIIINDOOOO! *.* Não sei bem se ele é exatamente uma comédia romântica, ele tem um pézinho no drama, acho que é por isso que é mais legal!
      Que bom que você gostou do post ^^

  3. oie luh!
    adorei o post… é bem isso mesmo, néam? depois de ler o post tive algumas ideias mirabolantes para o meu livro… só que o final seria um pouquinho diferente dos finais propostos aí. o legal é surpreender, néam? então tá! vou botar as mangas de fora e começar o meu “novel”, acho que está mais do que na hora!🙂
    (seja bem vinda no bloguinho novoooo!)
    beijo, beijo!

  4. Eu adoro escrever sobre clichês hollywoodianos!Comédias românticas são meu forte:clichê,clichê e muiiiitos clichês que ninguém se cansa de ver e sonhar!Sempre o mesmo blá blá blá com um toque “Alice no país das maravilhas”!
    “Ó meu amor,eu te amo.”;”Eu nunca me senti assim antes…” ;”Você me faz muito feliz,como eu tenho sorte de poder ver seu sorriso todas as manhãs.” Vooooomitos de babosera que soam perfeitos e encantadores com um ator hot e musica de fundo feita/escolhida para que vc nunca se esqueça da cena e busque na vida real aquele Johnny Deep,Ashton ou qualquer homem fora do alcance de nós,meras mortais!
    Bem,acho que seu post está completinho.Ameei:)

    Xo

Deixe uma resposta

