Dez livros que me marcaram até aqui

Recentemente criei um perfil no Skoob (me adicionem lá, gente <3) e fiquei pensando em como alguns dos meus livros lidos tinham me marcado. Foi aí que surgiu a ideia pra esse post.
Isso não é exatamente uma TAG/um meme, mas pode ser se você assim o quiser. De qualquer forma, eu, ironicamente a rainha da trapaça nesse tipo de coisa, estabeleci uma regra pra mim mesma: não repetir autores. Como vou indicar algumas pessoas ao final (e eu fico aqui tentando me convencer de que não é uma TAG), gostaria que quem decidisse fazer o post tentasse seguir o mesmo padrão. Se não conseguir, tudo bem. E não precisam ser necessariamente seus dez livros favoritos da vida, mas sim livros que tenham te marcado por algum motivo.
Sem mais delongas, vamos pra minha lista, que segue a ordem mais aleatória possível.

Os nacionais
1- Dom Casmurrode Machado de Assis
Acho que eu poderia resumir os motivos pra esse livro entrar na lista dizendo que ele é meu favorito da vida e que foi ele que me convenceu de vez que Machado era o melhor autor do mundo. De qualquer forma, todo o fundo psicológico criado para cada um dos personagens consegue me deixar fascinada toda vez que eu releio um trecho. Já até escrevi um trabalho pra faculdade comentando o complexo de inferioridade do Bentinho em relação à Capitu – que mulher, aliás. A psicologia é um tema que sempre me interessou muito, e vê-lo trabalhado dessa forma numa obra de ficção é encantador. Por fim, o estilo de escrita machadiano é de encher os olhos: a ironia, as metáforas, as digressões sempre pertinentes, o pessimismo pungente…❤

2- Incidente em Antaresde Erico Verissimo
Eu falo desse livro tantas vezes pros outros que ninguém deve aguentar mais. Em primeiro lugar, ele é o livro mais viciante que eu já li: quando cheguei na segunda parte eu não queria largar por nada nesse mundo. Em segundo, Cícero Branco (um dos personagens mais interessantes da obra) é responsável por uma das minhas citações favoritas em toda a literatura. Por fim, (e aqui vai um spoiler de leve) toda a reflexão sobre a questão da verdade como algo impossível de ser alcançado em vida é arrebatadora e deixa qualquer um meio aturdido. Amo com todas as forças.

3- As Meninas, de Lygia Fagundes Telles
Acho que o principal motivo pra esse livro ter me marcado é o fato de que eu me imaginei dentro dele. Eu poderia ser parte daquele grupo de amigas, eu poderia ter vivido tudo aquilo. A história de Lorena, Lia e Ana Clara é muito real, e eu vi muito de mim nas duas primeiras. A obra é comovente, bem pensada e, na minha opinião, o timing de cada detalhe é perfeito. Além disso, dá gosto de ler o fluxo de consciência da Lygia. Os capítulos narrados pela Ana Clara são de uma complexidade incrível e caem feito uma luva para a personalidade da personagem.

4- Vidas Secasde Graciliano Ramos
Quando li Vidas Secas, fiquei impressionada com a habilidade do Graciliano em fazer o leitor entender o que se passa na cabeça de Fabiano, Sinhá Vitória, dos meninos e até de Baleia. Trabalhando constantemente com discurso indireto livre e com uma objetividade típica dele, o autor consegue produzir um belo efeito. Compreender a vida de uma família do sertão de dentro da cabeça deles faz com que o leitor sinta na pele o sofrimento dos menos favorecidos, daqueles que lutam dia após dia para sobreviverem e compreenderem um mundo que não está tão disponível para eles.

5- Capitães da Areiade Jorge Amado
Acho que esse foi o livro mais triste que eu já li (menção honrosa para “Campo Geral”, de Manuelzão e Miguilim, que me fez chorar num ônibus). A história dos meninos do trapiche é quase palpável: todos nós já vimos muitas crianças de rua, pedindo dinheiro para sobreviverem. Uma das passagens mais agridoces da obra é a cena do carrossel: aqueles meninos, apesar de toda a dor que enfrentaram na vida, ainda se encantam, como qualquer outra criança, com uma brincadeira, com algo que pode parecer comum e mundano para muitos leitores com infâncias mais fáceis. 

Da literatura estrangeira
1- O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird)de Harper Lee
O aspecto mais marcante desse livro é ler a história de uma adulta que conta aquilo que via na infância. Scout possui a inocência, a esperança e a honestidade de uma criança comum, e a visão dela torna certos episódios do livro muito mais tristes e/ou revoltantes. Todo o preconceito da cidadezinha de Maycomb, seja com o Tom Robinson, seja com Arthur Radley, fica bem mais evidente a partir dos olhos dela. Harper Lee acerta em cheio na construção de cada personagem e no modo como ela conta essa história.

2- 1984 (Nineteen Eighty-Four), de George Orwell
O que mais me assusta nesse livro é que ele é muito real. Vejo Ministério da Verdade na grande imprensa brasileira. Vejo  a monitoração das teletelas nos governos que vigiam passo a passo seus cidadãos. Vejo muita gente encarando 1984 como um manual de instruções pra uma sociedade futura. Corro o risco de me repetir, mas as cenas que acontecem no Ministério do Amor fizeram com que eu sentisse um mal-estar físico. Eu me coloquei no lugar do Winston, me senti dentro de uma sociedade como a do livro e não gostei nem um pouco do que vi.

3- O Homem Duplicadode José Saramago
Depois de muito me decepcionar com todos os escritores portugueses que eu li e de ouvir com frequência que “Saramago é difícil, Saramago é complexo”, ler os primeiros capítulos desse livro foi uma das coisas mais prazerosas e surpreendentes dos últimos tempos. Deus, como eu amei o estilo literário desse homem! Tudo me fascinou: seu modo de brincar com a pontuação, de escrever os diálogos fora de todo e qualquer padrão já existente, de transmitir os pensamentos do personagem principal… E gente, que história empolgante e inspiradora de reflexões!❤

4- Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)de Jane Austen
Sempre ouvi falar muito bem da Jane Austen, mas não me imaginava gostando tanto de Orgulho e Preconceito quanto eu gostei. Acompanhar as mudanças dos dois personagens principais foi delicioso, e nunca shippei tanto um casal na minha vida (e é bem raro eu shippar algo, principalmente em literatura). Mr. Darcy aprende  e cresce muito com seu amor por Elizabeth. Ela também cresce, mesmo sendo sensacional desde o primeiro momento do livro: proto-feminista, a frente de seu tempo, independente para a época e segura de si (mais um caso nessa lista de “que mulher”).

Antes de ir para o último livro da lista, devo dizer que demorei MUITO pra tomar essa decisão e fiquei entre três livros. O primeiro deles foi Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias, de Edgar Allan Poe, um dos meus contistas favoritos da vida. O que me fez desistir dele, porém, foi que embora eu ame fortemente alguns contos ali presentes (“O Coração Revelador”❤ , “O Gato Preto”, “A Máscara da Morte Rubra”, “O Poço e o Pêndulo”), outros não me agradam tanto. Achei meio estranho colocá-lo na lista sendo que não seria o livro todo que teria me marcado.
Depois pensei em Crônica de uma Morte Anunciada, do Gabriel García Márquez. Essa obra tem um dos começos mais incríveis que eu já li na vida. Ao mesmo tempo, fiquei pensando no porquê ele teria me marcado tanto além de um “gostei muito da leitura e do modo como Gabinho escreveu o livro”. Depois de dar voltas e mais voltas mentais, achei que ele caberia mais numa lista de “livros muito amor”.
Acabei optando por uma leitura bem recente, mas que me fez refletir por um bom tempo. Acho que isso conta como marcante, certo? =P

5- Desonra (Disgrace), de John Maxwell Coetzee
Acho que o principal motivo desse livro ter me marcado foi o fato de que fui apresentada a um cenário sobre a África do Sul que desconhecia e que me impressionou. Quer dizer, enquanto estamos na escola só acompanhamos a história desse país até o fim do apartheid. Não fazemos ideia de como as coisas aconteceram depois disso, à exceção da vaga ideia de que, apesar de tudo, continua existindo muito racismo por lá. Mesmo a mídia não nos fornece muito material sobre o contexto de qualquer país da África. Descobrir como os sul-africanos têm lidado com racismo, machismo e violência foi algo totalmente novo, e até agora eu não consegui estabelecer uma ideia sobre o certo e o errado dentro do contexto do livro, nem saber direito o que eu acho de cada personagem.

Algumas coisas que achei merecedoras de um comentário final:
– Fiquei bem feliz que a maioria dos livros é de autores brasileiros. Nossa literatura precisa ser valorizada sempre.
– Dada a quantidade de autores que eu li em comparação com a quantidade de autoras, achei lindo que 30% da minha lista seja composta por mulheres. Proporcionalmente, eu diria que elas estão muito bem. Espero que essa porcentagem só cresça com o passar do tempo (e que eu leia cada vez mais mulheres).
– Oito dos livros dessa lista possuem edições pela Companhia das Letras. Achei no mínimo curioso.

Como não se trata de uma TAG, não é obrigatório fazer uma indicação no final, mas quis trazer aqui alguns dos blogueiros cujos livros marcantes me interessam: Amável Formalidade / BeLivs / DeClara / Dreams / Dreams & Dramas / Enfim, veremos / Flaws Made / Imaginatif / Não me venha com desculpas / Ooh, Mry

17 comentários sobre “Dez livros que me marcaram até aqui

  1. Que legal sua lista, vários desses livros entrariam na minha também. Dom Casmurro é demais. Outro dia ouvi a Lygia Fagundes Telles dizendo que a primeira vez que leu, jovem, teve certeza de que a Capitu não tinha traído ninguém e o Bentinho que era louco. Anos depois… já não havia pensado a mesma coisa. Tenho medo de ler esse livro de novo e mudar totalmente de opinião! Rs. Saramago é demais, e não acho difícil de ler pq é maravilhoso. Vc quer ler, vc quer entender! Rs To kill a mockinbird li recentemente e adorei…Orgulho e preconceito é um dos livros que mais me marcou. Você já leu Dostoiévski? Acho que ele teria espaço na sua lista🙂
    Bjos!!
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

    • Depois de ler uma obra acadêmica de quase 200 páginas defendendo a Capitu acho que eu dificilmente vou mudar de opinião no futuro hahaha mas não conhecia essa história dela. Uma das coisas mais legais de Dom Casmurro é que o Machadinho forneceu evidências pros dois grupos. No livro que eu li (O Otelo Brasileiro de Machado de Assis, da Helen Caldwell), ela consegue mostrar que até as provas o Bentinho usa a favor de si provam a “inocência” da Capitu. Mas né, eu sou apaixonada pela Capitu, então… =P
      Tenho muita vontade de ler mais do Saramago, a escrita desse homem me encantou DEMAIS.
      Crime e Castigo está na minha fila para ler em breve, mas foi bom já saber que provavelmente gostarei da leitura =D

      • Sobre a Capitu, realmente, tinha certeza que o Bentinho era o maior louco de todos os livros q já li! Hehe Acho super interessante, pois ele é o narrador, e nos ensina justamente a desconfiar do que é narrado. Bjs!!

  2. Amei a sua lista, Lu! E fiquei toda contente quando você descobriu Saramago porque ele é dos meus favoritos também (além de Machado que já dividimos *-*). E ficarei feliz demais em responder (vou incluir como um dos primeiros posts na nova leva que pretendo fazer depois de tanto tempo afastada do blog hehe). Já sei que não será das tarefas mais fáceis, mas adorei a proposta❤

    • Já até separei As Intermitências da Morte como próxima leitura do Saramago por sua causa hahaha❤
      Eu to respondendo esses comentários com TANTO atraso que você já fez o post e eu já comentei por lá, mas insisto que fico muito feliz que tenha gostado da proposta!
      (Acrescento que estou respondendo esse comentário ao som de Melanie Martinez =P)

  3. Uau, adorei o “meme”/a tag/a lista! Adorei também ter sido indicada, hihihi.

    Machado é bom mesmo, embora eu só tenha lido O Alienista. Já do resto eu não li nada, mas fiquei bem interessada em Incidente em Antares. E Capitães da Areia eu quase ganhei de presente de uma amiga, não lembro porquê que não deu certo. Triste, porque quero ler um dia, haha.

    Preciso ler 1984 PRA ONTEM. Li A Revolução dos Bichos e preciso muito ler outras coisas desse autor.

    A primeira vez que li Saramago, eu tinha uns 10 anos. Imagina que não foi agradável e peguei em trauma. Desde então nunca mais peguei num livro dele, mas imagino que seja bom. Sei lá, acho que eu devia tentar de novo.

    Fiquei interessada em Desonra. Imagino que deve ser um tapa na cara de quem acha que tá tudo bem. Sei lá, toda vez que penso na África do Sul, não consigo imaginar uma coisa feliz. Infelizmente, é um povo que ainda sofre muito.:/

    Beijinhos.

    • Recomendo fortemente tudo do Machado =P hahaha mentira, tudo não, mas Dom Casmurro, Memórias Póstumas, Quincas Borba e Papéis Avulsos (porque eu amo os contos desse homem, não podia deixar um livro de contos de fora). Incidente em Antares é MARAVILHOSO, leia! E Capitães tem umas partes BEM tristes, prepare seu coração.
      Eu preciso muito ler A Revolução dos Bichos hahaha… depois de ter gostado tanto de 1984, é quase uma aposta certa!
      Nossa, ler Saramago aos 10 anos deve ser muito traumatizante, nem imagino! Eu tinha medo de tanto que ouvia dos outros, mas eu me acostumei muito rápido com o jeito dele de narrar – mas né, li pela primeira vez com 20 anos, a experiência é toda outra.
      Definitivamente é um tapa na cara. Quer dizer, eu não acreditava que estava tudo bem por lá e já fiquei bem impressionada com o livro, imagino como seria pra quem acha que tudo se resolveu com o fim do apartheid.

  4. oi, oi.

    ain, que lindo! super obrigado por me indicar, eu adoro tag/meme do tipo. capaz de eu responder em vídeo pq to tentando parar com a vergonha que tenho dessas coisas.🙂

    da tua lista, eu não li nenhum, apesar de conhecer a maioria dos escritores e amor o Érico Veríssimo. aqui vai uma dica de um livro dele: “Música ao longe”. ótimo livro, siá. eu ganhei de uma música e não consigo me desapegar, apesar dele ser beeeem velhinho e me causar alergia.😀

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    • Opa, responder em vídeo? Gostei da ideia, hein?! Ficarei esperando sua resposta em vídeo!
      Erico Verissimo❤ Já li Música ao Longe, gosto muito de Clarissa e precisava ler a sequência. Gosto muito de Caminhos Cruzados dele, também, já leu? Recomendo! (E entendo essa dor de não conseguir se desfazer do livro mesmo que ele te cause alergia hahaha)

  5. Luh!❤
    Antes de mais nada deixa eu dizer que simplesmente AMO receber seus comentários, seja quando for. Inclusive acho muito divertido ver vários comentários seus seguidinhos, haha, muito amor.

    Agora sobre seu meme/ TAG: mais amor envolvido! Adorei a ideia e já comecei a responder, quem sabe consigo publicar já no comecinho da semana! Falar de livros é sempre um prazer, ainda mais quando é meme criado por gente tão querida.❤

    Mas deixa eu comentar suas escolhas, YAY.

    1- Dom Casmurro é um dos livros que mais gosto, apesar de ter lido poucas vezes. Inclusive já está na hora de fazer isso novamente, refrescar essa história incrível na memória. E eu super quero ler esse teu trabalho de faculdade! Acho que Bentinho colocou Capitu em um pedestal e isso o influenciou a agir da maneira que agiu durante a história. O enredo todo, na verdade, é um primor. Machado é incrível, repito isso 39 vezes se necessário.

    2- Taí um livro que não li, apesar de lembrar de ter estudado sobre no ensino médio. Foi um estudo de caso, se não me engano, e tivemos que analisar trechos dos livro. Preciso reparar esse erro e ler!

    3- Outra falha, não li "As Meninas" até hoje. Li outros da Lygia, mais por conta do vestibular do que por qualquer outra coisa, e me recordo de ter gostado, não sei por qual motivo não fui em busca desse título. Pode me perturbar para que eu leia!

    4- "Vidas Secas" é o tipo de livro que te dá um soco na cara, um chute no estômago e continua te batendo até chegar ao final, quando você já está em posição fetal no chão. Esse título é leitura indispensável, se colocar no lugar do outro faz uma diferença tremenda na vida e Graciliano é incrível. E, ain, Baleia. </3

    5- Esse ACHO que não li. Acho que estudei sobre, pois sei da história, mas não me lembro de ter lido e não anotei nada da leitura (tenho um caderninho com os livros lidos anotados de anos, haha). De qualquer forma, se está na sua lista, vale uma (re)leitura.

    E agora os estrangeiros!

    1- AHHH, esse livro, SOCORRO. Li ano passado e, nossa, entrou para os favoritos da vida. A narrativa é muito cativante, a história é linda e me afeiçoei tanto aos personagens que não queria terminar a leitura mas queria pois curiosidade pelo desfecho. Harper Lee é uma linda, sinto tanto por ela ter partido e tu sabe bem. </3

    2- AHH, não li esse ainda! Comecei a leitura algum tempo atrás mas por algum motivo não andou e deixei para depois. Não foi um abandono, foi uma pausa. Preciso retomar.

    3- Também não li, sos. O legal é que estou pegando altas dicas com sua lista. Livros que quero ler mas por um motivo ou outro deixo na espera. Acho que 2016 é o ano de resolver tais pendências, YAY!

    4- O que falar sobre Orgulho e Preconceito? AMO pra vida, AMO pra sempre. Foi meu primeiro Jane Austen e depois disso foi amor verdadeiro. Austen é uma escritora incrível (haha, você vai cansar de eu usar esse adjetivo mas, poxa, eles são incríveis mesmo) e me apaixonei por seu enredo, construção de personagens, narrativa. Ah, tão lindo esse livro. <33

    5- Esse livro do Maxwell Coetzee não conhecia e, poxa, que vontade ler tipo, JÁ!

    E adorei que sua lista tem vários autores brasileiros. Como você mesma disse temos que valorizar nossa literatura e, confesso, é um ponto em que costumo falhar. Consumo muita literatura estrangeira e às vezes esqueço de contemplar as jóias da casa. E AUTORAS, YAY! <33

    Bem, e este foi meu comentário tipo textão! Espero não ter assustado alguém, HAHAHA, mas me empolgo quando o assunto é livro. Ninguém me segura, hahahaha.

    Beijo Luh! <333

    • Thaaaay, que comentário lindamente grande❤
      Fico feliz que goste de receber meus comentários acumulados. E prepare-se porque em breve você vai receber mais uma enxurrada deles!
      Olha, já se passou um mês e nada do seu post, assim não dá =P
      1- Eu também deveria reler Dom Casmurro, mas com tanto livro inédito na fila, esse projeto acaba ficando pra segundo plano. Meu trabalho é justamente sobre como Bentinho tem um complexo de inferioridade em relação à Capitu e, por isso, não acredita que ela seja capaz de amá-lo! Hahahaha qualquer dia desses eu te mando pra você ler =D
      2- Eu li a primeira parte de Incidente em Antares numa velocidade de umas 40-60 páginas por dia. Quando cheguei na segunda, eram 100-120 por dia e eu não queria parar pra nada. Leia, eu juro que é ótimo!
      3- As Meninas é maravilhosoooo! Se você curte uma narrativa em fluxo de consciência vai pirar nesse livro. E as personagens são muito bem construídas!
      4- Descreveu muito bem! Acho sensacional como o Graciliano faz com que você se sinta na pele de todos os personagens, inclusive da Baleia (que capítulo dolorido, aliás).
      5- Acredito que você lembraria se tivesse lido, até porque esse livro tem algumas das cenas mais triste de toda a literatura na minha humilde opinião. Ou então você lembraria de não ter gostado (que nem a Clarinha disse aqui nos comentários).

      1- Já falamos muito sobre TKAM tanto aqui quanto no seu blog, não?! Então vou jogar outra questão: já viu o filme baseado nele? Recomendo fortemente, é uma adaptação bem fiel e as atuações são maravilhosas. Como filme, também é um dos meus favoritos da vida (obrigada, Harper Lee <3).
      2- Só uma dica: prepare-se para a terceira parte desse livro. Se você se colocar na pele do Wisnton (como eu fiz), não vai ser fácil.
      3- Olha, Saramago fluiu muito bem logo de cara comigo, mas a narrativa não é muito convencional. Talvez precise de algumas páginas até você se adaptar (que foi o que aconteceu com Guimarães Rosa pra mim). Depois fica delicioso.
      4- Se eu te falar que sou stalker e já vi uns posts antigos no seu blog falando de Orgulho e Preconceito, você vai me achar maluca demais? hahaha… enfim, fiquei com MUITA vontade de ler outras obras dela. Até porque se as personagens femininas dela forem todas no estilo da Lizzie, count me in!
      5- Leia! Passei uns bons dias refletindo sobre ele. Foi um dos favores que a TAG me prestou.

      Eu consumo muita literatura nacional, mas sempre sinto que preciso ir além. E estou me comprometendo a ler mais autoras, tanto que às vezes passo um livro recém-comprado na frente de outros que estão há muito tempo na fila só pra poder ler uma autora. Quero valorizar cada vez mais as mulheres da literatura!

      Amei seu comentário e amei respondê-lo❤

  6. Lulinda❤

    Amei a ideia do post e amo o Skoob, apesar de não atualizar meu perfil há tempos, sempre entro pra ver se um livro compensa ou não. Inclusive, te adicionei, hahaha. Me aceite!
    Li quase todos os seus favoritos, o que já indica que nascemos pra ser bffs.
    Amo Dom Casmurro, amo Orgulho e Preconceito (embora prefira Razão e Sensibilidade), amo Vidas Secas. De todos os que li, só não gosto de Capitães da Areia. A leitura é bem rápida e não é entediante nem nada, eu só não gosto mesmo, principalmente do narrador.
    Não sei quando vou escrever o meu próprio texto seguindo a sua indicação, mas vou escrever, com certeza.

    Beijinhos de luz❤

    (P.S.: Seu pé tá melhor?)

    blogdeclara.com

    • Clarinha❤

      Estou aguardando seu post, viu?! (Aliás, preciso comentar nuns muito bons que você fez recentemente e que eu deixei passar – de novo)
      Preciso ler mais Jane Austen, já anotarei Razão e Sensibilidade como próximo dela pra ler! Eu gosto muito de Capitães da Areia, talvez porque ele tenha sido um dos poucos livros que eu li que me fez chorar (e até que bastantinho). Só ele "Campo Geral" (de Manuelzão e Miguilim) me deixaram tão mal. Só chorei com mais outras duas obras, mas foram lágrimas isoladas hahaha

      Meu pé está melhor, sim! Precisamos marcar de nos conhecermos❤

  7. Ter um perfil no Skoob eu até tenho, mas não uso, preciso botar aquilo pra funcionar.
    Eu tentei de novo ler Dom Casmurro mas a leitura não engrenou. Nunca li Machado e sinto que isso é uma falha tão grande no meu caráter que me dá vontade de me esconder num cantinho rs
    Estou com algumas obras da Lygia pra ler porque tenho muita curiosidade e ainda não tinha tido oportunidade. Acho que As Meninas será o primeiro, por sua influência!
    Acho extremamente interessante o fato de você não costumar shippar personagens. Pra mim isso é quase impossível!
    E eu quero comprar 1984 naquela versão com a capa coloridona e tals porque acho que esse é um livro que merece morar fisicamente na minha estante. Tá na minha lista pra ler esse ano ainda.
    Não me arrependo nem um pouquinho de ter lido Orgulho e Preconceito. Agora, como comentei, estou vendo a minissérie. Ainda estou no segundo capítulo (?) mas é encantador ver refletido na tela o que li tão prazerosamente. O&P é #girlpower. Lizzie é incrível. E o Mr. Darcy… ah, o Mr. Darcy❤ O mais bacana agora é olhar com outros olhos obras como O Diário de Bridget Jones, que foi inspirado nela. Obrigada por incentivar, Luizete❤ Aliás, qual o próximo livro da Jane que você me recomenda ler?
    Pretendo muito fazer esse meme/tag/whatever. Mas já adianto que minhas escolhas serão um tanto quanto juvenis, pois os livros que mais me marcaram na vida foram com certeza os que li na infância, que me despertaram para a leitura.
    Beijo, Luh!

    • Legal que eu já respondi a parte sobre o Machado no mailchat hahaha mas enfim, depois me conte o que achou dos contos dele!
      Aviso: As Meninas assusta um pouquinho logo de cara, porque ele tem bastante fluxo de consciência (o primeiro capítulo com a Ana Clara, por exemplo, é uma belíssima viagem até você se acostumar). Mas eu amo o modo como ela constrói as personagens até na narração. Depois que você passa a conhecer um pouco melhor as três, dá pra identificar com facilidade qual delas está narrando e isso é DELICIOSO.
      Hahahaha sei lá, mesmo que eu torça pra um casal ficar junto, costuma ser algo bem tipo “se não ficar, também…”.
      Eu não gosto daquela capa HAHAHA (desculpa, Companhia </3), acho muito colorida pra atmosfera do livro. Mas assim, do que eu já vi em livrarias, ela tem uns textos de apoio muito bons (inclusive um do Erich Fromm que tá na edição que eu li e que eu amei). Ela também conta com um apêndice do George Orwell explicando como ele criou a Newspeak (Novilíngua) que é impressionante. Recomendo e leitura das pós-textuais dessa edição, viu?!
      A minissérie é muuuuuito boa! Como já te falei, vi defeitos e qualidades tanto na série quanto no filme, mas deixo pra te falar isso assim que você terminar a série e conseguir rever o filme. Aliás: Lizzie e Mr. Darcy é, definitivamente, meu grande OTP da vida. E assim, O&P foi o único dela que eu li por enquanto, então não sei se rola de eu te recomendar algum hahaha
      Mais uma coisa sobre a qual a gente já falou (e foi no #bandiloucameeting *-*), mas acho super válido que as suas escolhas sejam juvenis justamente por esse motivo. Além disso, não sou muito de preconceitos literários, então…
      Aguardo ansiosamente pelo seu post❤

  8. Pingback: It’s easy to promise the impossible. Sometimes adults don’t know what they’re talking about. – Flaws Made

  9. Pingback: Dez livros que me marcaram até aqui – Flaws Made

Deixe uma resposta

